terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Do excelente blog Alternativa Sintepe

DEZ PERGUNTAS PROVOCANTES
por José Ricardo de Souza*

1. Afinal, qual é a média para a aprovação na rede pública ? (A instrução normativa 04/2008 diz que é 6,0 – seis – mas o Informativo da SEDUC de agosto diz que é 5,0 – cinco)

2. Por falar em Informativo, quanto custa para os cofres públicos a produção e o envio mensal desses folhetos que mais parecem propaganda política de Danilo Cabral e Eduardo Campos ? (papel couche de qualidade, diagramação impecável, tudo bem bonitinho para enganar os mais incautos)

3. Por que a SEDUC não faz concurso exclusivo para docentes de Filosofia e Sociologia ? (O governo do Estado da Paraíba já deu o exemplo e anunciou esse concurso esta semana)

4. Quem é que de fato vai ser o grande beneficiado com os computadores portáteis ? Os professores ou o lobby que o governo está armando para que o professor só possa adquirir o computador diretamente do site da SEDUC ?

5. Por falar em computador, por que em todos os laboratórios de informática da rede estudual só tem computador com LINUX ? (se a maioria dos softwares educativos rodam em Windows ?)
6. Em 2009 vai ter ou não eleição direta para gestor escolar ?

7. Quando o Governo de Pernambuco vai de fato pagar o piso nacional para professor ? (por enquanto só tem enrolação)

8. Por que não matricular os novos alunos também diretamente na escola de preferência deles em vez de ter que fazer pré-matrícula pela Internet ? (sabendo-se que a maioria da população brasileira não tem acesso à internet)

9. Quais serão os critérios para o pagamento do Bônus de Desempenho Educacional (BDE) ? (Aprovação em massa, massificada, massificante, será um deles ? Se for vai ter muito professor trocando 1,2,3 por 6,7,8 no Diário de Classe...)



10. Como é que uma classe de educadores, pessoas formadoras de opinião, com curso superior, enfim supostamente preparadas para o exercício da política, reelegem uma diretoria de sindicato que é atrelada ao poder patronal, que tem sido omissa em relação aos problemas da categoria, que não luta, enfim que não representa os professores e educadores do Estado ?

* O autor é historiador, professor, escritor; membro da Academia de Letras e Artes da Cidade do Paulista

Um comentário:

Unknown disse...

PROFESSORES APOSENTADOS DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO INTERIOR DO ESTADO ESTÃO MUITO PREOCUPADOS COM OS BOATOS QUE CIRCULAM PELAS ESCOLAS NO INTEIOR. sEGUNDO FALAM QUE OS PROFESSORES APOSENTADOS NÃO TERIAM DIREITO AO REAJUSTE DO PISO NACIONAL, REGIDO PELO FUNDEB. Será que perdemos nossa paridade Salarial, que garantia aumento igual ao Professor da Ativa.
O Sintepe não responde e cala-se diante dos Comentários. Será que existe alguma verdade nisso?